FAUNA

Ocorrem na região mais de 130 espécies de mamíferos, sendo 36 de pequenos roedores e marsupiais e mais de 40 espécies de morcegos. Apesar do número de invertebrados não ser conhecido, o número de espécies de borboletas é de pelo menos 160.

O Pantanal pode ser considerado um dos principais refúgios para espécies ameaçadas na América do sul. Muitas espécies que estão em declínio ou em situação crítica em grande parte de sua ocorrência continuam abundantes no Pantanal. Entre estas espécies estão a arara azul, a ariranha, o cervo do pantanal, a onça pintada, o tatu-canastra e o cachorro vinagre.

A abundância de populações de espécies da fauna é surpreendente. Levantamentos aéreos realizados pela Embrapa Pantanal revelam pelo menos 3,5 milhões de jacarés adultos, 36.000 cervos, 430.000 capivaras, 41.000 grupos de veados-campeiros e 15.000 ninhos ativos de tuiuiús no Pantanal.

A conservação da considerável diversidade biológica do Pantanal depende de decisões acerca do tipo de desenvolvimento adequado à região, incluindo as áreas de planalto circundante, além da planície propriamente dita.

Fonte: EMBRAPA Pantanal.

Anúncios

~ por nvitorino em maio 10, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: